Realizações da Técnica

Sex, 26 de Agosto de 2011
Seção:
Categoria: História da Civilização

Ricardo Bergamini

A introdução da máquina e da técnica promovem a Revolução Industrial – base material da nossa civilização moderna. Em 1770, aproximadamente, começa a primeira fase da Revolução Industrial. A aplicação do maquinário à industria vai-se desenvolvendo em forma vertiginosa.

Já na segunda década do século XVIII tinham surgido, na Inglaterra, as grandes invenções e melhoramentos mecânicos de larga aplicação industrial. É a vitória da indústria fabril, sobre a indústria artesã caseira. A indústria têxtil foi a primeira a aparelhar-se, a fim de atender ao constante crescimento do mercado consumidor. A manufatura de tecidos de algodão foi mecanizada: máquinas de fiar, descaroçador de algodão, tear hidráulico (Arkwright), tear mecânico (Cartwright).

O aperfeiçoamento das máquinas foi lento, mas constante. A máquina de fiar produzia, em 1767, somente oito fios simultâneos. Em 1800, produzia quatrocentos fios de excelente qualidade, ao mesmo tempo. A máquina de costura teve vários precursores, de 1830 a 1846, até a aperfeiçoada por Singer em 1850.

Apareceram as máquinas de vapor (Watt, escocês, 1782), que dão um tremendo impulso à indústria. “Não será exagerado afirmar-se que a invenção de Watt foi o verdadeiro começo da era da força motriz”.

Os fornos metalúrgicos, em lugar de lenha, passam a usar, como combustível, carvão-de-pedra (hulha). A indústria do ferro progride. Fabricam-se instrumentos mecânicos, chapas para pontes metálicas, navios. Em 1856, desenvolve-se o processo Bessemer de fabricação do aço.

Melhoram os transportes: construções de estradas (pavimentadas com pedra britada), canais (1869; Suez), serviços postais permanentes. Em 1850, é colocado o primeiro cabo submarino (através do canal da Mancha).

Em fins do século XVIII e começos do XIX surgem os primeiros modelos de barcos de vapor – invenção dos norte-americanos (Rumsey, Fitch, Fulton). Em 1807, Fulton é aclamado herói nacional, após realizar o percurso Nova York – Albany. Em 1817, um vapor atravessa o Atlântico Norte. Os primeiros vapores são de rodas, substituídas mais tarde (1840) pela hélice, como elemento propulsor.

Em 1825: Primeira estrada de ferro, com locomotivas de vapor (Stephenson, inglês).

Iluminação, calefação – 1800: Lebon, francês, inventa o gás de rua. Em 1859: Dake, norte-americano, perfura o primeiro poço petrolífero.

Na agricultura – Nos primeiros 60 anos: melhoria das espécies de rebanho, cultivo de novas plantas (como, por exemplo, a beterraba), desenvolvimento da química agrícola, mecanização da agricultura.

Depois de 1850: expansão mundial da industrialização. Na segunda metade do século XIX, a grande indústria estendeu-se pelas nações civilizadas. Anteriormente – na época do carvão e do ferro – a aplicação do maquinário à produção limitava-se a poucos países, especialmente à Grã-Bretanha, Bélgica, França e Estados Unidos. Porém, a partir de 1850, a industrialização se difundiu e desenvolveu nos Estados mais importantes, com o seu cortejo de boas e más conseqüências.

 

 

O autor é Professor de Economia