·
No governo FHC (‘1995/2002) a despesa total (correntes e capitais) foi de 27,71% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 24,02% do PIB, gerando um déficit fiscal nominal de 3,69% do PIB.
No governo Lula (2003/2010) a despesa total (correntes e capitais) foi de 31,69% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 27,54% do PIB, gerando déficit fiscal nominal de 4,15% do PIB.
No governo Dilma (2011) a despesa total (correntes e capitais) foi de 29,56% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 28,00% do PIB, gerando déficit fiscal nominal de 1,56% do PIB.
A dotação orçamentária das despesas da União para o exercício de 2011 foi de R$ 1.335,1 bilhões, tendo sido empenhado o montante de R$ 1.197,5 bilhões e liquidado R$ 1.197,5 bilhões ficando um resto a pagar de R$ 86,0 bilhões.
Análise da Política Tributária da União
No governo FHC (1995/2002) as receitas tributarias corresponderam a 6,84% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 7,40% do PIB. Crescimento real relação ao PIB de 8,18% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 8,17% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 19,44% em relação ao período do governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas de contribuições corresponderam a 10,97% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 13,43% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 22,42% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 13,49% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 22,97% em relação ao governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas de capitais corresponderam a 3,27% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 3,02% do PIB. Redução real em relação ao PIB de 7,64% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 2,20% do PIB. Redução real em relação ao PIB de 32,72% em relação ao governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas totais corresponderam a 24,02% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 27,34% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 13,82% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 27,38% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 14,00% em relação ao governo FHC.
Estoque da Dívida Externa Líquida da União (Dívida Externa Bruta Menos Reservas)
Em dezembro de 2002 o estoque da dívida externa líquida da União era de US$ 90,0 bilhões (17,85% do PIB) reduzindo para US$ 51,0 bilhões (2,38% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 86,67% comparado com o ano de 2002. Em dezembro 2011 reduziu para US$ 49,7 bilhões (2,01% do PIB). Redução real em relação ao PIB de 15,54% comparado com dezembro de 2010, e redução real em relação ao PIB de 88,74% comparado com dezembro de 2002.
Estoque da Dívida Externa Líquida Pública e Privada (Dívida Externa Bruta Menos Reservas)
Em dezembro de 2002 o estoque total da dívida externa líquida (pública e privada) era de US$ 189,5 bilhões (37,58% do PIB) reduzindo para US$ 61,8 bilhões (2,88% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real de 92,33% em relação ao PIB comparado com o ano de 2002. Em dezembro de 2011 diminui para US$ 50,4 bilhões (2,04% do PIB). Redução real em relação ao PIB de 29,16% comparado com dezembro de 2010, e redução real em relação ao PIB de 94,57% comparado com dezembro ano de 2002.
Reservas Internacionais em poder do Banco Central (Conceito de Caixa).
No conceito de caixa as reservas internacionais no Banco Central do Brasil em dezembro de 2002 eram de US$ 37,8 bilhões (7,49% do PIB). Em dezembro de 2010 de US$ 288,6 bilhões (13,47% do PIB). Em dezembro de 2011 de US$ 352,0 bilhões (14,24% do PIB).
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Mercado
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do mercado de R$ 558,9 bilhões (37,82% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 1.603,9 bilhões (42,54% do PIB) em dezembro 2010. Aumento real em relação ao PIB de 12,48%.
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do mercado de R$ 1.603,9 bilhões (42,54% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 1.783,1 bilhões (43,04% do PIB) em dezembro de 2011. Aumento real em relação ao PIB de 1,17%.
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Banco Central
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do Banco Central de R$ 282,1 bilhões (19,09% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 694,0 bilhões (18,41% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 3,56%.
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do Banco Central de R$ 694,0 bilhões (18,41% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 734,3 bilhões (17,72% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 3,75%.
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Mercado e do Banco Central
- Aumento nominal da dívida interna bruta total (em poder do mercado e do Banco Central) de R$ 841,0 bilhões (56,91% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 2.297,9 bilhões (60,95% do PIB) em dezembro 2010. Aumento real em relação ao PIB de 7,10%.
Aumento nominal da dívida interna bruta total (em poder do mercado e do Banco Central) de R$ 2.297,9 bilhões (60,95% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 2.517,4 bilhões (60,76% do PIB) em dezembro de 2011. Em termos reais em relação ao PIB permaneceu estável.
Dívida Externa Líquida da União (Dívida Externa Bruta Menos Reservas)
- Redução nominal da dívida externa líquida de R$ 262,9 bilhões (17,79% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 90,1 bilhões (2,39% do PIB) em dezembro 2010. Redução real em relação ao PIB de 86,56%.
- Redução nominal da dívida externa líquida de R$ 90,1 bilhões (2,39%do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 83,3 bilhões (2,01% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 15,89%.
Dívida Líquida Total da União (Interna e Externa)
- Aumento nominal da dívida total líquida da União (interna e Externa) de R$ 1.103,9 bilhões (74,70% do PIB) em dezembro de 2002 para R$ 2.388,0 bilhões (63,34% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 15,21%.
- Aumento nominal da dívida total líquida da União (Interna e Externa) de R$ 2.388,0 bilhões (63,34% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 2.600,7 bilhões (62,77% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 0,89%.
Juro primário ou básico: é a remuneração financeira de referência para um dia de financiamento fixada pelo Banco Central, conhecida como HOT MONEY. Em dezembro de 2011 estava fixada em 11,50% ao ano.
Efeito Multiplicador de Base: é um índice calculado pelo Banco Central para regular a liquidez do mercado, via depósitos compulsórios. Através deste índice podemos chegar a taxa real de juros de mercado.
Em 2011 o custo médio de carregamento da dívida interna da União foi de 1,0101% ao mês (12,83% ao ano), com ganho real para os investidores de 0,5949% ao mês (7,38% ao ano), depois de excluída a inflação média/mês do IGPM de 0,41652 ao mês (5,0977% ao ano).
Sendo o multiplicador de base médio em 2011 de 1,3900, ou seja: 70,71% dos recursos disponíveis foram esterilizados pelo Banco Central, através dos depósitos compulsórios, o juro mínimo de mercado médio em 2011 foi de 12,83% ao ano x 3,5638 = 45,72% ao ano (3,1874% ao mês), não considerando outros custos, tais como: impostos, taxas e lucros dos bancos.
Em 2011 a dívida total da União teve PMP (Prazo Médio de Pagamento) de 3,62 anos. Considerando apenas a dívida interna da União em poder do mercado teve um PMP de 3,49 anos.
Série história de nossa balança comercial com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 1,1 bilhão = -0,15% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 32,5 bilhões = 2,61% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 29,8 bilhões = 1,20% do PIB.
Série história de nossa balança de serviços e rendas com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 24,4 bilhões = -3,47% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – déficit de US$ 42,6 bilhões = -3,43% do PIB; Governo Dilma (2011) – déficit de US$ 85,2 bilhões = -3,45% do PIB.
Saldo de Transações Correntes
Série história do saldo das transações correntes com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 23,4 bilhões = -3,33% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – déficit de US$ 6,6 bilhões = -0,53% do PIB; Governo Dilma (2011) – déficit de US$ 52,6 bilhões = -2,13% do PIB.
Série história do saldo da conta de capital e financeira com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – superávit de US$ 23,8 bilhões = 3,39% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 36,8 bilhões = 2,96% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 111,8 bilhões = 4,52% do PIB.
Série história do saldo do balanço de pagamentos com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 0,09 bilhão = -0,01% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 29,0 bilhões = 2,33% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 58,6 bilhões = 2,37% do PIB.
Gastos com Pessoal da União (Diretos, Indiretos, Civis, Militares, Ativos, Aposentados, Pensionistas, Ex-Territórios e DF)
O custo total de pessoal da União aumentou de R$ 75,0 bilhões (5,07% do PIB) em 2002 para R$ 183,3 bilhões (4,86% do PIB) em 2010. Incremento nominal de 144,40% em relação ao ano de 2002, e queda real em relação ao PIB de 4,14%. Em 2011 o custo total com pessoal da União migrou para R$ 197,4 bilhões (4,76% do PIB). Incremento nominal de 7,69% em relação ao ano de 2010 e queda real em relação ao PIB 2,06%.
Em 2011 o rendimento médio/mês per capita com pessoal ativo da União - 1.229.710 servidores (881.123 civis e 348.587 militares) foi de R$ 8.037,12, enquanto a média/mês per capita nacional para os trabalhadores formais nas atividades privadas é de R$ 1.650,00 (79,47% menor).
Em 2011 o rendimento médio/mês per capita com pessoal aposentado e pensionista da União –1.000.994 servidores (713.115 civis e 287.879 militares) foi de R$ 6.560,14, enquanto a média/mês per capita dos aposentados e pensionistas das atividades privadas (INSS – 24,8 milhões de beneficiários) foi de R$ 828,40 (87,37% menor).
No governo Lula (2003/2010), comparando com dezembro de 2002, houve aumento do efetivo da União da ordem de 171.395 servidores: Legislativo - 4.171; Judiciário - 39.134; Executivo Militar - 42.581; Executivo Civil - 119.629 e redução de Ex-Territórios e DF de (34.120).
No governo Dilma (2011), comparado com dezembro de 2010, houve aumento do efetivo da União da ordem de 22.535 servidores: Legislativo - (502); Judiciário – 4.974; Executivo Militar – 10.808; Executivo Civil – 11.965; Ex-Territórios e DF – (4.710).
Em 2011 o déficit previdenciário pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) foi de R$ 35,3 bilhões (0,85% do PIB) e do déficit previdenciário do setor público federal pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) foi de R$ 54,2 bilhões (1,31% do PIB), totalizando no ano 2011 déficit previdenciário de R$ 89,5 bilhões (2,16% do PIB).
Em 2011 a receita previdenciária pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) foi de R$ 245,9 bilhões (5,93% do PIB) em contribuições de empresas e parte patronal de algumas prefeituras (11,9 milhões de contribuintes) e de empregados e autônomos ativos da iniciativa privada e de empregados de algumas prefeituras (53,7 milhões de contribuintes). A despesa previdenciária dos benefícios pagos aos 24,8 milhões de aposentados e pensionistas, com salário médio de R$ 828,40, foi de R$ 281,2 bilhões (6,78% do PIB), fazendo com que o resultado previdenciário tenha sido negativo em R$ 35,3 bilhões (0,85% do PIB).
Em 2011 a receita previdenciária pelo Regime Próprio de Previdência Social da União (RPPS) das contribuições dos 1.229.710 servidores ativos do governo federal (881.123 civis e 348.587 militares), com salário médio mensal de R$ 8.037,12, foi de R$ 24,6 bilhões (0,59% do PIB). A despesa previdenciária dos benefícios pagos aos 1.000.994 servidores aposentados e pensionistas do governo federal (713.115 civis e 287.879 militares), com salário médio de mensal de R$ 6.560,14, foi de R$ 78,8 bilhões (1,90% do PIB), fazendo com que o resultado previdenciário tenha sido negativo em R$ 54,2 bilhões (1,31% do PIB).
O Brasil é um país virgem, com vocação natural para o crescimento: 6,29% ao ano (1964/1984).
A partir de 1985 o Brasil amargou quedas sucessivas do crescimento real, com média/ano como segue: 4,39% ao ano (1985/1989), 1,24% ao ano (1990/1994), 2,31% ao ano (1995/2002), 4,06% ao ano (2003/2010) e 2,70% ao ano em 2011 gerando uma média medíocre de crescimento econômico real média/ano no período de 1985/2011 de 2,94% ao ano.
O PIB PER CAPITA (preços correntes) apurado no ano de 2002 foi de R$ 8.382,00. Em 2010 foi de R$ 19.016,00, ou seja: 126,87% maior do que o apurado em 2002. Com base nos números conhecidos em dezembro de 2011 foi apurado um PIB PER CAPITA (preços correntes) de R$ 21.252,00, ou seja: 11,76% maior do que o apurado no ano de 2010, e 153,54% maior do que o apurado em 2002.
O PIB (preços correntes) apurado no ano de 2002 foi de R$ 1.477,8 bilhões. Em 2010 foi de R$ 3.777,1 bilhões, ou seja: 155,59% maior do que o apurado no ano de 2002. Com base nos números conhecidos em dezembro de 2011 foi apurado um PIB (preços correntes) de R$ 4.143,0 bilhões, ou seja: 9,68% maior do que o apurado em 2010, e 180,35% maior do que o apurado em 2002.
Em 2010 foi apurada uma taxa média de desemprego aberto, medida pelo IBGE, de 6,7%. Em 2011 foi apurada uma taxa média de 6,0%, ou seja: 10,45% menor do que a média apurada em 2010.
Indicadores utilizados no estudo
a) PIB de 2011 R$ 4.143,0 bilhões.
b) Com base no dólar médio de 2011 de R$ 1,6763 estamos estimando um PIB de US$ 2.471,5 bilhões para o ano corrente.
c) Em 2011 o IGPM foi de 5,0977% e o IPCA de 6,5000%.
Quadro Demonstrativo I – Perfil das Despesas da União
Fonte de Consulta MF - Base R$ bilhões
Órgãos |
1995/2002 |
% PIB |
2003/2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Poder Executivo |
2.273,1 |
26,76 |
6.275,1 |
30,07 |
1.142,5 |
27,58 |
Fazenda |
1.045,0 |
12,30 |
2.769,7 |
13,28 |
409,9 |
9,89 |
Previdência |
539,5 |
6,35 |
1.553,9 |
7,45 |
313,6 |
7,57 |
Educação |
110,4 |
1,30 |
291.9 |
1,40 |
76,8 |
1,85 |
Saúde |
159,5 |
1,88 |
371,8 |
1,78 |
76,2 |
1,85 |
Defesa |
146,6 |
1,73 |
324,4 |
1,55 |
62,7 |
1,51 |
Outras |
272,1 |
3,20 |
963,4 |
4,61 |
203,3 |
4,91 |
Poder Judiciário |
59,3 |
0,70 |
218,4 |
1,05 |
42,4 |
1,02 |
MPU |
2,0 |
0,03 |
19,6 |
0,10 |
3,9 |
0,09 |
Poder Legislativo |
18,7 |
0,22 |
50.1 |
0,24 |
8,7 |
0,21 |
Total das Despesas |
2,353,1 |
27,71 |
6.563,2 |
31,46 |
1.197,5 |
28,90 |
Total das Receitas |
2.039,7 |
24,02 |
5.704,0 |
27,34 |
1.134,4 |
27,38 |
Resultado Fiscal nominal |
(313,4) |
(3,69) |
(859,2) |
(4,12) |
(63,1) |
(1,52) |
Nota:
No governo FHC (‘1995/2002) a despesa total (correntes e capitais) foi de 27,71% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 24,02% do PIB, gerando um déficit fiscal nominal de 3,69% do PIB.
No governo Lula (2003/2010) a despesa total (correntes e capitais) foi de 31,46% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 27,34% do PIB, gerando déficit fiscal nominal de 4,12% do PIB.
No governo Dilma (2011) a despesa total (correntes e capitais) foi de 28,90% do PIB e a receita total (correntes e capitais) foi de 27,38% do PIB, gerando déficit fiscal nominal de 1,52% do PIB.
A dotação orçamentária das despesas da União para o exercício de 2011 foi de R$ 1.335,1 bilhões, tendo sido empenhado o montante de R$ 1.197,5 bilhões e liquidado R$ 1.197,5 bilhões ficando um resto a pagar de R$ 86,0 bilhões.
R$ bilhões
Receitas |
1995/2002 |
% PIB |
2003/2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Tributárias |
580,8 |
6,84 |
1.544,2 |
7,40 |
338,6 |
8,17 |
Contribuições |
931,3 |
10,97 |
2.801,5 |
13,43 |
558,8 |
13,49 |
Patrimoniais |
68,4 |
0,80 |
292,5 |
1,40 |
65,7 |
1,58 |
Serviços |
90,9 |
1,07 |
223,0 |
1,07 |
48,0 |
1,16 |
Outras Receitas Correntes |
91,2 |
1,07 |
213,1 |
1,02 |
32,0 |
0,77 |
Total de Receitas Correntes |
1.762,6 |
20,75 |
5.074,3 |
24,32 |
1.043,1 |
25,18 |
Total de Receitas de Capitais |
277,1 |
3,27 |
629,7 |
3,02 |
91,3 |
2,20 |
Receitas Totais |
2.039,7 |
24,02 |
5.704,0 |
27,34 |
1.134,4 |
27,38 |
Nota:
Análise da Política Tributária da União
No governo FHC (1995/2002) as receitas tributarias corresponderam a 6,84% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 7,40% do PIB. Crescimento real relação ao PIB de 8,18% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 8,17% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 19,44% em relação ao período do governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas de contribuições corresponderam a 10,97% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 13,43% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 22,42% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 13,49% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 22,97% em relação ao governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas de capitais corresponderam a 3,27% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 3,02% do PIB. Redução real em relação ao PIB de 7,64% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 2,20% do PIB. Redução real em relação ao PIB de 32,72% em relação ao governo FHC.
No governo FHC (1995/2002) as receitas totais corresponderam a 24,02% do PIB. No governo Lula (2003/2010) foi de 27,34% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 13,82% em relação ao governo FHC. No governo Dilma (2011) foi de 27,38% do PIB. Crescimento real em relação ao PIB de 14,00% em relação ao governo FHC.
Fonte BCB – Base US$ bilhões.
Itens |
2002 |
% PIB |
2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Dívida Bruta da União |
127,8 |
25,34 |
339,6 |
15,85 |
401,7 |
16,25 |
Reservas (1) |
(37,8) |
(7,49) |
(288,6) |
(13,47) |
(352,0) |
(14,24) |
Dívida Líquida da União |
90,0 |
17,85 |
51,0 |
2,38 |
49,7 |
2,01 |
Dívida Privada |
99,5 |
19,73 |
10,8 |
0,50 |
0,7 |
0,03 |
Dívida Líquida Total |
189,5 |
37,58 |
61,8 |
2,88 |
50,4 |
2,04 |
(1) Conceito de Caixa
Em dezembro de 2002 o estoque da dívida externa líquida da União era de US$ 90,0 bilhões (17,85% do PIB) reduzindo para US$ 51,0 bilhões (2,38% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 86,67% comparado com o ano de 2002. Em dezembro 2011 reduziu para US$ 49,7 bilhões (2,01% do PIB). Redução real em relação ao PIB de 15,54% comparado com dezembro de 2010, e redução real em relação ao PIB de 88,74% comparado com dezembro de 2002.
Em dezembro de 2002 o estoque total da dívida externa líquida (pública e privada) era de US$ 189,5 bilhões (37,58% do PIB) reduzindo para US$ 61,8 bilhões (2,88% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real de 92,33% em relação ao PIB comparado com o ano de 2002. Em dezembro de 2011 diminui para US$ 50,4 bilhões (2,04% do PIB). Redução real em relação ao PIB de 29,16% comparado com dezembro de 2010, e redução real em relação ao PIB de 94,57% comparado com dezembro ano de 2002.
No conceito de caixa as reservas internacionais no Banco Central do Brasil em dezembro de 2002 eram de US$ 37,8 bilhões (7,49% do PIB). Em dezembro de 2010 de US$ 288,6 bilhões (13,47% do PIB). Em dezembro de 2011 de US$ 352,0 bilhões (14,24% do PIB).
Total da União (Interna e Externa)
Fonte MF - Base R$ bilhões.
Itens |
2002 |
% PIB |
2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Dívida Interna Em Poder do Mercado |
558,9 |
37,82 |
1.603,9 |
42,54 |
1.783,1 |
43,04 |
Dívida Interna Em Poder do Banco Central |
282,1 |
19,09 |
694,0 |
18,41 |
734,3 |
17,72 |
Dívida Externa Líquida |
262,9 |
17,79 |
90,1 |
2,39 |
83,3 |
2,01 |
Dívida Total Líquida |
1.103,9 |
74,70 |
2.388,0 |
63,34 |
2.600,7 |
62,77 |
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Mercado
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do mercado de R$ 558,9 bilhões (37,82% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 1.603,9 bilhões (42,54% do PIB) em dezembro 2010. Aumento real em relação ao PIB de 12,48%.
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do mercado de R$ 1.603,9 bilhões (42,54% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 1.783,1 bilhões (43,04% do PIB) em dezembro de 2011. Aumento real em relação ao PIB de 1,17%.
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Banco Central
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do Banco Central de R$ 282,1 bilhões (19,09% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 694,0 bilhões (18,41% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 3,56%.
- Aumento nominal da dívida interna bruta em poder do Banco Central de R$ 694,0 bilhões (18,41% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 734,3 bilhões (17,72% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 3,75%.
Dívida Interna Bruta da União em Poder do Mercado e do Banco Central
- Aumento nominal da dívida interna bruta total (em poder do mercado e do Banco Central) de R$ 841,0 bilhões (56,91% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 2.297,9 bilhões (60,95% do PIB) em dezembro 2010. Aumento real em relação ao PIB de 7,10%.
Aumento nominal da dívida interna bruta total (em poder do mercado e do Banco Central) de R$ 2.297,9 bilhões (60,95% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 2.517,4 bilhões (60,76% do PIB) em dezembro de 2011. Em termos reais em relação ao PIB permaneceu estável.
Dívida Externa Líquida da União (Dívida Externa Bruta Menos Reservas)
- Redução nominal da dívida externa líquida de R$ 262,9 bilhões (17,79% do PIB) em dezembro 2002 para R$ 90,1 bilhões (2,39% do PIB) em dezembro 2010. Redução real em relação ao PIB de 86,56%.
- Redução nominal da dívida externa líquida de R$ 90,1 bilhões (2,39%do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 83,3 bilhões (2,01% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 15,89%.
Dívida Líquida Total da União (Interna e Externa)
- Aumento nominal da dívida total líquida da União (interna e Externa) de R$ 1.103,9 bilhões (74,70% do PIB) em dezembro de 2002 para R$ 2.388,0 bilhões (63,34% do PIB) em dezembro de 2010. Redução real em relação ao PIB de 15,21%.
- Aumento nominal da dívida total líquida da União (Interna e Externa) de R$ 2.388,0 bilhões (63,34% do PIB) em dezembro de 2010 para R$ 2.600,7 bilhões (62,77% do PIB) em dezembro de 2011. Redução real em relação ao PIB de 0,89%.
Carregamento da Dívida Interna da União. Fonte MF
Ano de 2011
Mês |
Efetiva Ano % |
Efetiva Mês % |
IGPM Mês % |
Ganho Real Mês % |
Janeiro |
13,36 |
1,0505 |
0,7900 |
0,2605 |
Fevereiro |
13,74 |
1,0786 |
1,0000 |
0,0786 |
Março |
13,34 |
1,0490 |
0,6200 |
0,4290 |
Abril |
13,42 |
1,0549 |
0,4500 |
0,6049 |
Maio |
12,35 |
0,9751 |
0,4300 |
0,5451 |
Junho |
10,97 |
0,8712 |
(0,1800) |
1,0512 |
Julho |
11,15 |
0,8848 |
(0,1200) |
1,0048 |
Agosto |
12,27 |
0.9669 |
0,4400 |
0,5269 |
Setembro |
13,98 |
1,0964 |
0,6500 |
0,4464 |
Outubro |
11,63 |
0,9210 |
0,5300 |
0,3910 |
Novembro |
13,13 |
1,0103 |
0,5000 |
0,5103 |
Dezembro |
12,03 |
0,9511 |
(0,1200) |
1,0711 |
Média |
12,83 |
1,0101 |
0,4152 |
0,5949 |
Em 2011 o custo médio de carregamento da dívida interna da União foi de 1,0101% ao mês (12,83% ao ano), com ganho real para os investidores de 0,5949% ao mês (7,38% ao ano), depois de excluída a inflação média/mês do IGPM de 0,41652 ao mês (5,0977% ao ano).
Sendo o multiplicador de base médio em 2011 de 1,3900, ou seja: 70,71% dos recursos disponíveis foram esterilizados pelo Banco Central, através dos depósitos compulsórios, o juro mínimo de mercado médio em 2011 foi de 12,83% ao ano x 3,5638 = 45,72% ao ano (3,1874% ao mês), não considerando outros custos, tais como: impostos, taxas e lucros dos bancos.
Em 2011 a dívida total da União teve PMP (Prazo Médio de Pagamento) de 3,62 anos. Considerando apenas a dívida interna da União em poder do mercado teve um PMP de 3,49 anos.
Quadro Demonstrativo VI – Balanço de Pagamentos.
Fonte BCB – Base US$ bilhões
Itens |
2011/2011 |
2011 |
2011/2011 |
% PIB |
Exportação |
256,0 |
256,0 |
256,0 |
10,35 |
Importação |
(226,2) |
(226,2) |
(226,2) |
(9,15) |
Saldo Comercial |
29,8 |
29,8 |
29,8 |
1,20 |
Viagens Líquidas |
(14,4) |
(14,4) |
(14,4) |
(0,58) |
Transportes |
(8,3) |
(8,3) |
(8,3) |
(0,34) |
Lucro/Dividendos |
(38,2) |
(38,2) |
(38,2) |
(1,55) |
Juros Líquidos |
(9,7) |
(9,7) |
(9,7) |
(0,39) |
Outros |
(14,6) |
(14,6) |
(14,6) |
(0,59) |
Saldo de Serviços e Rendas |
(85,2) |
(85,2) |
(85,2) |
(3,45) |
Transferências Unilaterais |
2,8 |
2,8 |
2,8 |
0,12 |
Saldo de Transações Correntes |
(52,6) |
(52,6) |
(52,6) |
(2,13) |
Conta de Capital e Financeira |
111,8 |
111,8 |
111,8 |
4,52 |
Erros e Omissões |
(0,6) |
(0,6) |
(0,6) |
(0,02) |
Saldo do Balanço de Pagamentos |
58,6 |
58,6 |
58,6 |
2,37 |
PIB 2011 (Previsão) – U$S 2.471,5 bilhões.
Período de Janeiro de 1995 até dezembro de 2011 - Fonte de Consulta BCB – Base US$ bilhões.
Itens |
1995/2002 |
% PIB |
2003/2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Saldo Comercial |
(8,4) |
(0,15) |
259,7 |
2,61 |
29,8 |
1,20 |
Média/Ano |
(1,1) |
(0,15) |
32,5 |
2,61 |
29,8 |
1,20 |
Saldo de Serviços e Rendas |
(195,0) |
(3,47) |
(341,2) |
(3,43) |
(85,2) |
(3,45) |
Média/Ano |
(24,4) |
(3,47) |
(42,6) |
(3,43) |
(85,2) |
(3,45) |
Transferências Unilaterais |
16,5 |
0,29 |
28,4 |
0,28 |
2,8 |
0,12 |
Saldo de Transações Correntes |
(186,9) |
(3,33) |
(53,1) |
(0,53) |
(52,6) |
(2,13) |
Média/Ano |
(23,4) |
(3,33) |
(6,6) |
(0,53) |
(52,6) |
(2,13) |
Conta de Capital e Financeira |
190,3 |
3,39 |
294,5 |
2,96 |
111,8 |
4,52 |
Média/Ano |
23,8 |
3,39 |
36,8 |
2,96 |
111,8 |
4,52 |
Erros e Omissões |
(4,1) |
(0,07) |
(9,6) |
(0,10) |
(0,6) |
(0,02) |
Saldo do Balanço de Pagamentos |
(0,7) |
(0,01) |
231,8 |
2,33 |
58,6 |
2,37 |
Média/Ano |
(0,09) |
(0,01) |
29,0 |
2,33 |
58,6 |
2,37 |
Notas: PIB - 1995//2002 (US$ 5.615,9 bilhões) – 2003/2010 (US$ 9.946,2 bilhões) –
2011 - Previsão (US$ 2.471,5 bilhões).
Série história de nossa balança comercial com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 1,1 bilhão = -0,15% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 32,5 bilhões = 2,61% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 29,8 bilhões = 1,20% do PIB.
Série história de nossa balança de serviços e rendas com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 24,4 bilhões = -3,47% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – déficit de US$ 42,6 bilhões = -3,43% do PIB; Governo Dilma (2011) – déficit de US$ 85,2 bilhões = -3,45% do PIB.
Saldo de Transações Correntes
Série história do saldo das transações correntes com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 23,4 bilhões = -3,33% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – déficit de US$ 6,6 bilhões = -0,53% do PIB; Governo Dilma (2011) – déficit de US$ 52,6 bilhões = -2,13% do PIB.
Série história do saldo da conta de capital e financeira com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – superávit de US$ 23,8 bilhões = 3,39% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 36,8 bilhões = 2,96% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 111,8 bilhões = 4,52% do PIB.
Série história do saldo do balanço de pagamentos com base na média/ano foi como segue: Governo FHC (1995/2002) – déficit de US$ 0,09 bilhão = -0,01% do PIB; Governo Lula (2003/2010) – superávit de US$ 29,0 bilhões = 2,33% do PIB; Governo Dilma (2011) – superávit de US$ 58,6 bilhões = 2,37% do PIB.
Quadro Demonstrativo VIII - Gastos com Pessoal da Administração
Federal Direta e Indireta. Fonte de Consulta MP - Base - R$ bilhões.
Itens |
2002 |
% PIB |
2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Pessoal Civil |
55,1 |
3,72 |
146,3 |
3,88 |
158,3 |
3,82 |
Ativos |
35,1 |
2,37 |
95,4 |
2,53 |
102,9 |
2,48 |
Inativos/Pensão |
20,0 |
1,35 |
50,9 |
1,35 |
55,4 |
1,34 |
Pessoal Militar |
19,9 |
1,35 |
37,0 |
0,98 |
39,1 |
0,94 |
Ativos |
8,3 |
0,56 |
14,6 |
0,39 |
15,7 |
0,38 |
Inativos/Pensão |
11,6 |
0,79 |
22,4 |
0,59 |
23,4 |
0,56 |
Total |
75,0 |
5,07 |
183,3 |
4,86 |
197,4 |
4,76 |
Quadro Demonstrativo IX – Custo Per Capita com Pessoal da Administração
Federal Direta e Indireta. Média mês. Fonte de Consulta MP - Base 2011
Itens |
Quantidade |
Média/Mês R$ 1.000 |
Per Capita/Mês R$ 1,00 |
CIVIS |
1.594.238 |
13.191.666 |
8.274,59 |
Ativos |
881.123 |
8.575.000 |
9.731,90 |
Inativos/Pensões |
713.115 |
4.616.666 |
6.473,94 |
Militares |
636.466 |
3.258.334 |
5.119,41 |
Ativos |
348.587 |
1.308.334 |
3.753,25 |
Inativos/Pensões |
287.879 |
1.950.000 |
6.773,68 |
Total |
2.230.704 |
16.450.000 |
7.374,35 |
Considerações Sobre Os Gastos com Pessoal da União (Diretos, Indiretos, Civis, Militares, Ativos, Aposentados, Pensionistas, Ex-Territórios e DF)
O custo total de pessoal da União aumentou de R$ 75,0 bilhões (5,07% do PIB) em 2002 para R$ 183,3 bilhões (4,86% do PIB) em 2010. Incremento nominal de 144,40% em relação ao ano de 2002, e queda real em relação ao PIB de 4,14%. Em 2011 o custo total com pessoal da União migrou para R$ 197,4 bilhões (4,76% do PIB). Incremento nominal de 7,69% em relação ao ano de 2010 e queda real em relação ao PIB 2,06%.
Em 2011 o rendimento médio/mês per capita com pessoal ativo da União - 1.229.710 servidores (881.123 civis e 348.587 militares) foi de R$ 8.037,12, enquanto a média/mês per capita nacional para os trabalhadores formais nas atividades privadas é de R$ 1.650,00 (79,47% menor).
Em 2011 o rendimento médio/mês per capita com pessoal aposentado e pensionista da União –1.000.994 servidores (713.115 civis e 287.879 militares) foi de R$ 6.560,14, enquanto a média/mês per capita dos aposentados e pensionistas das atividades privadas (INSS – 24,8 milhões de beneficiários) foi de R$ 828,40 (87,37% menor).
No governo Lula (2003/2010), comparando com dezembro de 2002, houve aumento do efetivo da União da ordem de 171.395 servidores: Legislativo - 4.171; Judiciário - 39.134; Executivo Militar - 42.581; Executivo Civil - 119.629 e redução de Ex-Territórios e DF de (34.120).
No governo Dilma (2011), comparado com dezembro de 2010, houve aumento do efetivo da União da ordem de 22.535 servidores: Legislativo - (502); Judiciário – 4.974; Executivo Militar – 10.808; Executivo Civil – 11.965; Ex-Territórios e DF – (4.710).
Previdência Social
Quadro Demonstrativo X - Previdência Social – UNIÃO/INSS
Itens |
2002 |
% PIB |
2010 |
% PIB |
2011 |
% PIB |
Déficit INSS |
(13,5) |
(0,91) |
(33,6) |
(0,89) |
(35,3) |
(0,85) |
Contribuições |
76,3 |
5,16 |
212,4 |
5,63 |
245,9 |
5,93 |
Benefícios |
(89,8) |
(6,07) |
(246,0) |
(6,52) |
(281,2) |
(6,78) |
Déficit União |
(28,1) |
(1,90) |
(57,8) |
(1,53) |
(54.2) |
(1,31) |
Contribuições |
5,3 |
0,36 |
22,7 |
0,60 |
24,6 |
0,59 |
Benefícios |
(33,4) |
(2,26) |
(80,5) |
(2,13) |
(78,8) |
(1,90) |
Déficit Total |
(41,6) |
(2,81) |
(91,4) |
(2,42) |
(89,5) |
(2,16) |
Em 2011 o déficit previdenciário pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) foi de R$ 35,3 bilhões (0,85% do PIB) e do déficit previdenciário do setor público federal pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) foi de R$ 54,2 bilhões (1,31% do PIB), totalizando no ano 2011 déficit previdenciário de R$ 89,5 bilhões (2,16% do PIB).
Em 2011 a receita previdenciária pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) foi de R$ 245,9 bilhões (5,93% do PIB) em contribuições de empresas e parte patronal de algumas prefeituras (11,9 milhões de contribuintes) e de empregados e autônomos ativos da iniciativa privada e de empregados de algumas prefeituras (53,7 milhões de contribuintes). A despesa previdenciária dos benefícios pagos aos 24,8 milhões de aposentados e pensionistas, com salário médio de R$ 828,40, foi de R$ 281,2 bilhões (6,78% do PIB), fazendo com que o resultado previdenciário tenha sido negativo em R$ 35,3 bilhões (0,85% do PIB).
Em 2011 a receita previdenciária pelo Regime Próprio de Previdência Social da União (RPPS) das contribuições dos 1.229.710 servidores ativos do governo federal (881.123 civis e 348.587 militares), com salário médio mensal de R$ 8.037,12, foi de R$ 24,6 bilhões (0,59% do PIB). A despesa previdenciária dos benefícios pagos aos 1.000.994 servidores aposentados e pensionistas do governo federal (713.115 civis e 287.879 militares), com salário médio de mensal de R$ 6.560,14, foi de R$ 78,8 bilhões (1,90% do PIB), fazendo com que o resultado previdenciário tenha sido negativo em R$ 54,2 bilhões (1,31% do PIB).
Quadro Demonstrativo XI - Taxa Média/Ano de Crescimento Econômico Real Relativo
ao Período de 1964 a 2011 em Percentuais do PIB - Fonte de Consulta IBGE.
Períodos |
1964/84 |
1985/89 |
1990/94 |
1995/02 |
2003/10 |
2011 |
Média/Ano |
6,29 |
4,39 |
1,24 |
2,31 |
4,06 |
2,70 |
Quadro Demonstrativo XII – PIB A Preços Correntes
Ano |
R$ Bilhões |
US$ Bilhões |
2002 |
1.477,8 |
504,4 |
2003 |
1.699,9 |
553,6 |
2004 |
1.941,5 |
663,8 |
2005 |
2.147,2 |
882,4 |
2006 |
2.369,5 |
1.088,8 |
2007 |
2.661,3 |
1.366,5 |
2008 |
3.032,2 |
1.650,7 |
2009 |
3.239,4 |
1.598,4 |
2010 |
3.770,1 |
2.142,0 |
2011 |
4.143,0 |
2.471,5 |
Fonte IBGE
Ano |
R$ 1,00 |
US$ 1,00 |
2002 |
8.382 |
2.861 |
2003 |
9.511 |
3.097 |
2004 |
10.720 |
3.665 |
2005 |
11.709 |
4.812 |
2006 |
12.769 |
5.867 |
2007 |
14.183 |
7.283 |
2008 |
15.991 |
8.706 |
2009 |
16.918 |
8.348 |
2010 |
19.016 |
10.814 |
2011 |
21.252 |
12.678 |
Taxa Média/Ano de Desemprego Aberto (%)
1994 |
2002 |
2010 |
2011 |
5,1 |
11,7 |
6,7 |
6,0 |
% PIB - Fonte MF
Ano |
1989 |
1992 |
1994 |
2002 |
2010 |
Federal |
16,05 |
17,00 |
19,90 |
22,08 |
23,46 |
Estadual |
6,71 |
6,96 |
6,98 |
8,90 |
8,47 |
Municipal |
0,95 |
1,00 |
1,02 |
1,37 |
1,63 |
Total |
23,71 |
24,96 |
27,90 |
32,35 |
33,56 |
14 de março de 2012
Ricardo Bergamini
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