Depoimentos sobre o movimento cívico - militar de 31 de março de 1964

Esta página foi aberta para depoimentos de todos os participantes, civis e militares, do movimento cívico-militar de 31 de março de 1964, com o objetivo do resgate da verdade histórica. Participem!!!!!!!!

"POVO QUE NÃO RESPEITA SEU PASSADO E SUA HISTÓRIA NÃO É DIGNO DE FUTURO"

"Qualquer semelhança com o maldito momento atual da vida brasileira, não é mera coincidência"

Depoimento do GENERAL FRANCISCO BATISTA TORRES DE MELO

UM PEDAÇO GOSTOSO 31 DE MARÇO 1964

Esta data representa o fim de uma época e o início de uma arrancada de um BRASIL novo em busca do 1º mundo. Minha participação é muito pequena. Vinha acompanhando o desenrolar dos acontecimentos no nosso Brasil e sentia que estávamos marchando para um impasse político.

A morte de GETÚLIO deu-me a certeza de que o nosso caminhar era em terreno tortuoso. A corrupção nos elevados escalões do governo, com a participação da elite, indicava a degenerescência dos costumes políticos e sociais. A construção de Brasília acelerou este processo e tudo era permissivo. Não estou analisando a construção como necessidade de integração nacional, mas a influência nos costumes frouxos que a nova cidade implantava no campo político. Brasília era uma cidade de aventureiros.

Recordo-me que me encontrava na Escola de Estado Maior quando veio a esperança JÂNIO. Foi a grande lição para mim. Aprendi que os salvadores da Pátria são perigosos e daí para frente não acreditei mais neles. Na saída do JÂNIO tive a sorte ou o azar de ouvir conversas que me indicavam a falta de patriotismo dos nossos homens públicos. Brigavam por cargos e a Nação a beira de uma guerra civil. A conversa entre os senhores JUSCELINO E JOÃO GOULART, o 1º no Rio e o 2º em Paris, vindo da CHINA, bem dizem do que estava para acontecer . O Dr. Juscelino pedia e implorava ao JANGO para chegar ao Brasil e ele ficava alegando medo de ter o seu avião derrubado pela a Aeronáutica. O argumento final do Dr. JUSCELINO: VENHA. O QUE INTERESSA É PSD- PTB. ACEITE TUDO causou-me uma impressão que até hoje fico a me perguntar: O PODER TORNA OS HOMENS LOUCOS?

Ao sair da Escola vim para FORTALEZA. Aqui tínhamos uma equipe de oficiais de escol. Hélio Lemos, Dieguez, Idalecio, Gentil Nogueira Paes e tantos outros. Não se podia trabalhar em paz. Era uma greve em cima de outra. As tensões aumentavam e o povo sofrendo as conseqüências. A indisciplina começa a penetrar nos Quartéis. Em Fortaleza tivemos conhecimento antecipado do levante dos sargentos em BRASÍLIA e comunicamos às autoridades militares evitando que fossem surpreendidas.

Fomos montar uma manobra em TERESINA. Exercício normal do ano de instrução. Lá encontramos os grandes oficiais CEL FAÇANHA, CORREA LIMA e MANOEL THEOPHILO, meu companheiro de turma. Veio a revolta da POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ. Fui designado para fazer a ligação entre o governo do Estado e o Estado Maior montado para resolver a situação. Vi um governador – PETRÔNIO PORTELA – tentando solucionar o problema e uma oposição tudo fazendo para aumentar as pressões. Hoje ainda vejo os soldados de Polícia sendo manobrados por políticos que não estão interessados em criar o BEM COMUM para o seu povo. Eles querem o PODER. O Exército resolveu a situação e voltamos para Fortaleza. Quis o destino que fosse eu comandar a Polícia Militar do Piauí. Era começar tudo de novo. Lá vi a fome matar filhos de soldados meus. Sempre nos reuníamos e nos preparávamos para uma mudança do quadro institucional do País. Não sabíamos como, mas alguma coisa iria acontecer.

Em janeiro de 1964, ainda no comando da Polícia, resolvi dar uma palestra para definir posições. Recordo-me que comecei a mesma fazendo uma afirmativa que criou um sussurro. " Ao começar esta minha palestra desejo dizer aos senhores que sou um REACINÁRIO. Aí fui explicar que não acredito em homens que não defendem as suas idéias. Sou radical por defender a DEMOCRACIA e combater os regimes ditatoriais como o regime comunista". Foi a melhor coisa que fizemos pois os campos o foram definidos.

Em 31 de março de 1964 o Piauí não teve problemas. Estava no comando o coronel FRANCISCO FAÇANHA que primava pelo equilíbrio e bom censo. Dois fatos gostaria de relatar. O primeiro foi a tentativa dos aproveitadores de águas turvas. Sempre a desgraça da busca do PODER. O CORONEL FAÇANHA e todos nós achamos que o melhor para o Estado era a permanência do governador. Homem jovem , de pulso e pensava no bem comum do seu povo. Tinha seus defeitos mas era o melhor. Não podemos pensar em homem SANTO. Os SANTOS para serem SANTOS normalmente se isolam, para não pecar. O terrível é que um dos que pregavam a queda de Petrônio vivia tomando o seu WHISKY no Palácio. Outro fato que ficou guardado na minha memória foi a expressão dita pelo governador quando fomos comunicá-lo que estávamos com a revolução e ela era vitoriosa. Quando saíamos ele nos disse: ESTOU SÓ, NÃO TENHO AMIGOS. Olhei para aquele rosto jovem e senti a face do HOMEM SÓ. Falei para ele que ficaria ao seu lado, e notei um pequeno alívio.

O mundo não se acabou. O BRASIL MUDOU. Passou a haver ordem e tudo tornou-se mais fácil. O PIAUÍ foi para frente e presenciei um dos quadros mais belos de minha vida. O Estado vivia isolado. Não tinha estrada, aeroporto etc. A luz elétrica só chegou com BOA ESPERANÇA. Com a nova pista do aeroporto chegou o avião da CRUZEIRO DO SUL – o caravelle. Quando o mesmo parou, o povo correu e o beijou. Era o progresso chegando tudo obra da REVOLUÇÃO DE 31 DE MARÇO, que desenvolveu o BRASIL e salvou-o do COMUNISMO INTERNACIONAL. A DESGRAÇA DO SÉCULO XX.

Para comentar você deverá estar logado.