Pesquisa Mensal de Comércio – Fonte IBGE - Base: Abril de 2013

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Em abril, vendas no varejo variam 0,5%

 

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Em abril de 2013, o Comércio Varejista do País registrou altas de 0,5% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal, ambas as variações em relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente. A taxa do volume de vendas volta a se apresentar positiva, uma vez que foi negativa em fevereiro (-0,4%) e não mostrou variação em março (0,0%). Já a receita nominal teve seu décimo primeiro resultado positivo. Esse indicador não mostra variação negativa desde maio de 2012. Quanto à média móvel, tanto o volume de vendas quanto à receita nominal apresentaram variações positivas de 0,1% e 0,7%, respectivamente. Nas demais comparações, nas séries sem ajuste sazonal, o volume de vendas no varejo nacional subiu 1,6% sobre abril do ano anterior, acumulando 3,0% de alta no quadrimestre e 6,4% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de 10,4%, 11,1% e de 11,9%, respectivamente (Tabelas 1 e 2).

 

O Comércio Varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, cresceu 1,9% em relação ao mês anterior (série com ajuste), tanto em volume de vendas quanto em receita nominal. Em relação a abril de 2012 (série sem ajuste sazonal), as variações foram de 9,1% para o volume de vendas e de 14,1% para a receita nominal. Nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses o setor variou 5,1% e 7,7% para o volume e 9,5% e 10,0% para a receita nominal de vendas, respectivamente.

 

Em abril, houve altas no volume de vendas de sete das dez atividades pesquisadas, na série com ajuste sazonal: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,4%); Livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%); Combustíveis e lubrificantes (3,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%); Material de construção (1,2%); Móveis e eletrodomésticos (0,7%); Veículos e motos, partes e peças (0,4%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,5%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%) (Tabela 1).

 

Já na relação abril de 2013 contra abril de 2012 (série sem ajuste), para o varejo, sete das oito atividades apresentaram resultados positivos. Os resultados, por ordem de importância na formação da taxa global, foram os seguintes: 9,2% em Móveis e eletrodomésticos; 14,9% para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 8,3% para Combustíveis e lubrificantes; 10,2% para Tecidos, vestuário e calçados; 6,9% para Outros artigos de uso pessoal e doméstico; 12,7% em Livros, jornais, revistas e papelaria; 5,1% em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e -5,4% em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

 

RESULTADOS SETORIAIS

 

A atividade de Móveis e eletrodomésticos, com variação de 9,2% no volume de vendas em relação a abril do ano passado, registrou o maior impacto na formação da taxa do varejo – Tabela 3. Este resultado mensal reflete a variação de preços em parte do setor (1,8% em Aparelhos Eletroeletrônicos no IPCA, versus uma inflação média de 6,5%, ambas taxas para os últimos 12 meses.), além da manutenção do crédito, da estabilidade do emprego e do crescimento da renda. No acumulado do quadrimestre a taxa foi de 3,3% e nos últimos 12 meses, de 8,4% .

 

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Com o segundo maior impacto na taxa do varejo, a atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, apresentou crescimento de 14,9% na comparação com abril de 2012 e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 9,2% e 9,9%, respectivamente. A expansão da massa de salários (variação de 2,4% em relação a abril do ano passado) e a essencialidades dos produtos comercializados, são os principais fatores explicativos do desempenho positivo do segmento.

 

O segmento de Combustíveis e lubrificantes, com 8,3% de variação do volume de vendas na relação abril13/abril12, respondeu este mês pela terceira maior contribuição à taxa global do varejo. Em termos de desempenho acumulado, as taxas chegaram a 5,0% no ano e a 7,3% nos últimos 12 meses. O ritmo de crescimento da atividade se atribui ao aumento dos preços no segmento, que ficaram abaixo da variação média (4,9% do item combustíveis no acumulado dos últimos 12 meses, contra 6,5% do índice geral, segundo o IPCA).

 

Com variação 10,2%, em relação a abril do ano anterior, o segmento de Tecidos, vestuário e calçados exerceu quarta maior influência na formação da taxa global do varejo. Mesmo com variações de preços próximas à inflação média (6,5% no Grupo Vestuário do IPCA), o segmento vem se recuperando em 2013. A atividade acumulou taxas de variação de 5,6%, no ano, e de 4,9% nos últimos 12 meses.

 

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A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9% no volume de vendas em relação a abril de 2012) exerceu a quinta maior influência sobre a taxa do varejo. Como no mês anterior, o segmento, composto por lojas de departamentos, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, etc., teve seu desempenho influenciado pelo Efeito Páscoa, pois em 2012 a Páscoa foi celebrada em abril e, em 2013, no mês de março. Os acumulados do primeiro quadrimestre e dos últimos 12 meses foram, respectivamente, de 10,6% e 10,2%.

 

O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria, exerceu a sexta maior influência no resultado global do varejo, recuperando-se dos resultados mais moderados dos últimos dois meses. Em relação a abril de 2012, apresentou crescimento no volume de vendas de 12,7% e taxas acumuladas de 6,5% para o primeiro quadrimestre, e de 6,6% para os últimos 12 meses.

 

A atividade de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com o sétimo maior impacto na formação da taxa global, registrou variação de 5,1% no volume de vendas, em relação a abril de 2012. Em termos acumulados, as taxas foram de 4,0% e 0,2%, respectivamente, no ano e nos últimos 12 meses. A atividade continua com desempenho positivo em função basicamente do comportamento dos preços dos produtos do gênero que têm crescido lentamente (2,0% nos últimos 12 meses para microcomputador no IPCA). Ademais, percebe-se uma acomodação da demanda nos últimos meses.

 

Com variação de -5,4% no volume de vendas sobre igual mês do ano anterior, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, passou de maior contribuição em março para a menor contribuição no índice geral, neste mês de abril. Em termos acumulados, a taxa para os quatro primeiros meses do ano foi de 0,0% e para os últimos 12 meses, de 5,3%. Explica esse resultado a forte alta dos preços do segmento nesses últimos 12 meses (15,7% no Subgrupo Alimentação no Domicílio do IPCA) além do Efeito Páscoa.

 

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No que tange ao volume de vendas, a atividade de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 0,4% em relação a março. É o segundo resultado positivo consecutivo após a queda de 1,6% em fevereiro. Comparando com abril do ano anterior, a variação foi de 22,4%. Em termos de acumulados, as variações foram as seguintes: 8,5% no quadrimestre e 10,1% nos últimos 12 meses. O congelamento do IPI para os automóveis até o final do ano, anunciado no fim do mês de março, interrompendo a recomposição do tributo, explica tais resultados.

 

Quanto a Material de construção, as variações para o volume de vendas foram de 1,2% sobre o mês anterior, de 16,2% em relação a abril de 2012 e de 7,8% e 6,4% nos acumulados do quadrimestre e dos últimos 12 meses, respectivamente. O setor mostra uma recuperação em relação aos resultados dos últimos dois meses.

 

RESULTADOS REGIONAIS

 

No que tange ao volume de vendas, vinte e três das Unidades da Federação apresentaram resultados positivos na comparação com abril de 2011. Os destaques em termos de magnitude de variação foram: Roraima (15,6%); Paraíba (13,7%); Mato Grosso do Sul (13,2%); Rio Grande do Norte (11,6%) e Tocantins (10,2%) – Gráfico 5. Quanto à participação na composição da taxa do Comércio Varejista, sobressaíram, pela ordem: Rio de Janeiro (2,8%); Mato Grosso do Sul (13,2%); Rio Grande do Sul (2,4%); Ceará (4,5%) e Paraíba 13,7%.

 

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Em relação ao varejo ampliado, todas as vinte e sete Unidades da Federação apresentaram resultados positivos para o volume de vendas, na comparação com abril de 2012. Os destaques positivos, em termos de magnitude de variação, foram: Tocantins (22,9%); Acre (21,4%); Roraima (21,4%); Paraíba (21,0%) e Mato Grosso do Sul (17,8%). Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram os Estados de São Paulo (6,1%); Rio de Janeiro (9,6%); Minas Gerais (10,0%); Paraná (11,6%) e Rio Grande do Sul com 11,1%.

 

Ainda por Unidades da Federação, os resultados com ajuste sazonal, para o volume de vendas, apontam para dezenove Estados com resultados positivos na comparação mês/mês anterior. As maiores variações foram em Espírito Santo (3,2%); Rondônia (3,0%); Alagoas (2,7%); Bahia (2,4%) e Tocantins com 2,3%. A maior variação negativa coube ao Piauí, com -4,2%.

 

Arquivos oficiais do governo estão disponíveis aos leitores.

 

Ricardo Bergamini
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