Depoimentos sobre o movimento cívico - militar de 31 de março de 1964

Esta página foi aberta para depoimentos de todos os participantes, civis e militares, do movimento cívico-militar de 31 de março de 1964, com o objetivo do resgate da verdade histórica.

Participem!!!!!!!!

"POVO QUE NÃO RESPEITA SEU PASSADO E SUA HISTÓRIA NÃO É DIGNO DE FUTURO"

"Qualquer semelhança com o maldito momento atual da vida brasileira, não é mera coincidência"

Depoimento do Coronel do Exército reformado Wenceslau Malta. Telefone

Ao Jornalista Marcio Moreira Alves

31 de março

Seu artigo de 30 de março de 2001, com o título acima, é revoltante. Isto porque é crivado de mentiras e de omissões maldosas. É possível que suas inverdades, consigam contaminar os jovens de hoje. Mas não os mais velhos que, além de terem vivenciado aqueles dias, conhecem você muito bem. Para "avivar" a sua memória, provavelmente adormecida pelo rancor aos militares, sem recorrer aos demais matutinos, transcrevo abaixo as principais manchetes e parte de textos exibidos naqueles dias, pelo maior jornal do país, O GLOBO, onde você escreve:

- O GLOBO de 29/03/64 – "A marcha da família empolga todos os setores da população". "O Instituto dos Advogados aprovou moção de apoio ao Congresso, contra a subversão".

- O GLOBO de 02/04/64 – "Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada". Empossado Mazzili na presidência. "Ressurge a democracia!". Atendendo aos anseios nacionais, de paz, tranqüilidade e progresso, impossibilitados, nos últimos tempos, pela ação subversiva orientada pelo Palácio do Planalto, as Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a Nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal..."

- O GLOBO de 02/04/64 – "Personalidades brasileiras estavam marcadas para morrer"

- O GLOBO de 05/04/64 – " A Revolução democrática antecedeu em um mês a revolução comunista."

Quanto aos atos terroristas que você maldosamente diz não terem existido, para não citar novamente as dezenas de insanidades pois já as remeti em lista, peço que consulte a Folha de São Paulo de 16/05/71, O Estado de São Paulo de 22/01/72, o JB de 13/06/70 e de 20/11/78, ou O Globo de 05/04/71 e de 08/01/72, que noticiam assassinatos praticados pelos "meninos" (ou energúmenos?). Isto para que você não perca tempo em pesquisas jornalísticas, pois a relação é muito grande.

Por favor, Marcio: nunca mais diga que são os militares que chamam de Revolução o que vocês hoje dizem que foi golpe; nunca mais escreva que foram os militares que "inventaram" os comunistas para se apossar do poder; não insista em afirmar que não houve terrorismo. Enfim, Marcio, não minta. Você escreve bem mas, nessa "linha" você perderá a credibilidade e boa parte dos seus leitores. Supere o seu rancor e as suas possíveis mágoas, e coloque-se ao lado da verdade. Quando você tiver dúvidas (embora eu não acredite que as tenha), consulte os jornais da época. É claro que, para transcrever o que eles noticiavam, é preciso ter coragem e ser independente.

Marcio Moreira Alves continua na sua cruzada contra os militares. Se apenas não gostasse dos "milicos", tudo bem. Mas, distorce a verdade. Ele bem que se lembra da posição que tomaram O GLOBO, o Estadão e o JB, em apoio à intervenção militar. Tenho certeza que ele não ignora as centenas de bárbaros, atos terroristas praticados pelos "meninos" do MR8, ALN, VAR PALMARES, MRT, VPR, PCR, COLINA, etc, que todos os governos dos militares foram reconhecidos por todos os países do Mundo Ocidental. Acho que o Marcio, com suas inverdades está caindo em descrédito: o IBOPE diz que as Forças Armadas são a instituição de maior credibilidade no país.

Para comentar você deverá estar logado.