Depoimentos sobre o movimento cívico - militar de 31 de março de 1964

Está página foi aberta para depoimentos de todos os participantes do movimento cívico-militar de 31 de março de 1964, com o objetivo do resgate da verdade histórica. Participem!!!!!!!!

"POVO QUE NÃO RESPEITA SEU PASSADO E SUA HISTÓRIA NÃO É DIGNO DE FUTURO"

Depoimento do Coronel do Exército da reserva José Batista Pinheiro



Nos idos de 61/62/63 muita gente das FFAA já conspirava contra os poderes constituídos, pró Moscou, do então Presidente João Goulart.

À proporção que o Sr Goulart foi ganhando força, após ganhar plebiscito a favor do presidencialismo, a conspiração nos quartéis foi tomando corpo, inclusive, nos altos escalões hierárquicos. Haviam generais a favor do Sr Goulart e outros contra. Pela minha ótica, os verdadeiros artesões da revolução de 64 foram os líderes civis Carlos Lacerda, Magalhães Pinto e mais de longe o Sr Ademar de Barros que eram governadores do Rio, Minas e S. Paulo. Ferrenhos adversários de João Goulart, esses 3 governadores punham lenha no fogueira que já crepitava.

Os chefes militares da época já tinham seus planos, mas como todo militar, eram disciplinados, discretos e comedidos. Queriam derrubar o Presidente mas tinham seus escrúpulos hierárquicos e aguardavam o momento que eles julgavam oportuno (igualzinho como pensamos hoje em relação ao FHC).

Quem acendeu o estopim foi o Sr Magalhães Pinto em Minas, já em estreita ligação com o Cmt da 4ª RM Gen Mourão Filho e o Cmt da ID/4 em Belo Horizonte Gen Carlos Luiz Guedes. Um confronto direto entre a Vila Militar do Rio de Janeiro pró Goulart e a guarnição de Juiz de Fora pró Magalhães Pinto já se pronunciava. Era David (MG) contra Golias (RJ) e ainda tinha Carlos Lacerda sitiado no Palácio Guanabara pelos tanques de guerra de uma Cia de Carros de Combate que, ao invés de prender o Lacerda aderiu a este.

Neste clima beligerante as tropas partiram do Rio com destino a Minas para o confronto armado. As tropas do Gen Muricy que, a convite de Mourão, assumira o comando do modesto exército mineiro, não se acorvadaram, desceram a serra em direção ao Rio para "quebrar o pau". Por muito pouco não houve um grande derramamento de sangue entre irmãos. Nas imediações do Km 90 da rodovia Rio-Petropolis houve um diálogo entre as duas partes que culminou com a adesão das tropas do Rio às tropas mineiras e ambas desceram a serra confraternizadas e já comemorando a queda do Sr Joulart que, sabedor dos acontecimentos, já voara para o exílio no Uruguai

As medidas complementares para a consolidação do movimento revolucionário ficou a cargo da Gen. Castello Branco que era o chefe do Estado-Maior do Exército no Palácio D. de Caxias, na praça da República RJ.

Resumidamente, essa é a minha versão contada pelo meu amigo Cel Américo, capitão na época, que comandava uma Cia de Infantaria do Regimento Sampaio um dos protagonistas do evento.

Saudações Revolucionárias

José Batista Pinheiro

Para comentar você deverá estar logado.